
Ora cá vamos nós...
Hoje, resolvi fazer um almoço cá em casa, para inaugurar o blogue com a minha primeira receita... Pois bem, vieram cá almoçar a minha irmã e o meu cunhado, (o meu marido também, mas ele não conta que já cá vive!). Queria que eles fossem os primeiros porque além de serem os meus maiores impulsionadores nesta aventura, são também os meus maiores críticos... e só podemos evoluir se aceitarmos as criticas...
O desafio que escolhi para hoje foi tentar criar um molho para um bife de vaca, (a parte da alcatra é bastante saborosa), que não fosse demasiado pesado, que não tivesse natas e que fosse com ingredientes que tivesse na minhas despensa/frigorífico. Para os acompanhamentos escolhi salada de alface com tomate cherry e puré de batata ( este puré fiz de modo diferente do tradicional, mas já lá vamos). Gosto que todos os pratos tenham legumes ou vegetais frescos...
Nº de críticos : 4 pessoas
Do avental à mesa: 40 minutos
Ingredientes:
4 bifes de alcatra
Para o molho
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
mostarda q.b.
1 chávena de chá de leite
1 colher de chá de café tipo “mokambo”
1 colher de chá de açúcar
coentros em pó (só uma pitada)
farinha “Maizena”
Para o puré
4 batatas médias/grandes
2 cenouras
1 cebola média
leite
1 ovo
nós-moscada
pimenta
Descascar as batatas, as cebolas e as cenouras e pôr a cozer ao lume com um pouco de sal. Não é necessário pôr muita água, basta apenas cobrir as batatas. Enquanto os legumes estão a cozer vai-se preparando o molho. Faz-se um refogado, com a cebola e o alho picados e a folha de louro, junta-se também um pouco de mostarda e os coentros em pó, (se quiserem juntem um pouco de sal fino). A frigideira está ao lume e, enquanto o refogado está a alourar, trata-se do galão! Coloca-se numa chávena o café e o açúcar, assim como ½ porção de leite e leva-se ao microondas para aquecer um pouco.
De seguida, junta-se o galão ao refogado, e tritura-se tudo com uma varinha mágica, (eu costumo triturar num copo alto e depois volto a por na frigideira). Na outra porção de leite coloca-se 1 colher de chá de farinha e mistura-se bem, adiciona-se à mistura anteriormente triturada. Caso o molho fique “colhado”, não se preocupem, pois podem passar com a varinha mágica outra vez!!! O molho já está!
Depois de fazer o molho, ponho a carne no grelhador apenas com umas pedras de sal, pois esta carne não demora muito tempo e enquanto se faz o puré os bifes ficam prontos.
Relativamente ao puré, passo tudo no “pass-vite” e depois de estar tudo passado junto leite, ovo, a pimenta e a noz-moscada e misturo tudo muito bem, com o cuidado do ovo ficar homogéneo no puré. Eu não uso manteiga, faz melhor e fica bem na mesma!
Agora só falta empratar. Bife no prato com o molho regado por cima, a salada de alface e tomate cherry (ou outros vegetais a gosto), e o puré! Para o puré ficar mais bonito no prato uso um saco de pasteleiro improvisado: saco de congelação cortado num dos cantos!
Eu usei o puré a acompanhar, porque não tinha muito arroz na despensa, ou seja podem usar outro tipo de guarnição em vez do puré de batata e cenoura.
UFA!!! A primeira já está! Amanhã vou ter visitas cá por casa, portanto é provável que me ponha a inventar outro petisco!
Espero que tenham gostado, é que a malta que veio cá hoje petiscar não se queixou!
Com “bom gosto” da vossa,
Aprendiz
Sem comentários:
Enviar um comentário