terça-feira, 20 de abril de 2010

CANELONES DE BACALHAU E ESPINAFRES

Mais uma refeição, mais gente para o almoço… Hoje vieram almoçar a minha casa a malta do costume… Eh eh eh … Lembrei-me de fazer canelones de bacalhau com espinafres, porque tinha ainda alguns tomates descongelados, cogumelos e pimento para gastar.

E devo-vos dizer que hoje tive um acidente na cozinha! A torneira começou a jorrar água, e entre tachos ao lume e esfregona na mão, só mesmo uma filmagem para ver a adrenalina enquanto cozinhava! O que vale é que hoje tinha uma ajudante comigo, a minha querida mana.

Vamos agora falar do que interessa, a receita dos ditos canelones de bacalhau com espinafres.

Nº de críticos: 4 pessoas
Do avental à mesa: 1h00 m

Ingredientes:

1 Embalagem de canelones
2 Cebolas
2 Dentes de alho
1 Folha de Louro
Azeite
10 Cogumelos frescos
½ Pimento
2 Tomates médios maduros
1/2 litro de leite
Sal
Farinha “Maizena”
Pimenta
Caril
Queijo ralado
Salsa
3 Postas de bacalhau
Noz-moscada
Espinafres
outros condimentos a gosto
1 pedacinho de manteiga


Pré aqueci de imediato o forno a 180ºC, e pus o bacalhau a cozer. Fiz um refogado com a cebola, o alho e o louro, e depois deste estar douradinho adicionei os espinafres, os cogumelos e o pimento. Tapei tudo com o testo e passados 2 minutos adicionei o tomate pelado e um copo de água, deixando mais 2 minutos para levantar fervura. Por fim adicionei os temperos, (aqui deixo à vossa consideração), e ¼ de litro de leite, tapando de seguida.

No entretanto, o bacalhau cozeu, retirei-o do lume e desfiei-o, adicionando-o ao preparado que continha os espinafres.

Depois, foi adicionar a mistura do bacalhau aos canelones e colocá-los numa travessa que possa ir ao forno, regando-os com o molho que se obteve ao cozinhar a mistura. Além deste molho ainda adicionei mais um pouco de água e leite, visto que os canelones têm de cozer, e perde-se muito líquido.

Antes de levar ao forno coloquei o leite que me sobrou num fervedor com farinha “Maizena”, um pouco de manteiga, sal, noz-moscada e ainda um pouco de açafrão, para não ficar demasiado branco. Deixei engrossar e coloquei por cima dos canelones, seguido de queijo ralado e salsa picada.

Levei o tabuleiro ao forno durante aproximadamente 30 minutos e depois foi servir a “paparoca” com salada de alface e rúcula.

Acho que esta receita é bastante versátil até para gastar sobras de bacalhau cozido, ou outros legumes que tenham a estragar. Portanto, o recheio dos canelones de bacalhau, pode ficar à vossa imaginação num processo de reciclagem de ingredientes que possam ter no frigorífico!

Com “bom gosto” da vossa,

Aprendiz 

2 comentários:

  1. Chego a casa para almoçar e já estava a ouvir falar em inundações... um fio de água a mais=inundação, um fósforo aceso= incêndio (é por aqui).
    Resolveu-se em 30 segundos.

    À parte desta aventura... mais uma refeição muito boa... a continuar assim um dia destes não caibo na porta...

    ass: o marido

    ResponderEliminar
  2. Para mim, a grande crítica, estava um prato simplesmente delicioso...

    Quanto às vozes de alguns que não presenciaram os factos (a inundação) só posso afirmar..."no hai zorra con dos rabos";)

    A presença constante e sempre agradável é algo de maravilhoso.

    a mana e cunhada.

    ResponderEliminar