domingo, 18 de abril de 2010

Potas recheadas com molho a mar


Avental posto, e mãos à obra!

Nº de críticos: 4 pessoas
Do avental à mesa: 1h30 m ou mais, depende se se compram as potas por amanhar ou não!

Ingredientes:


Para as potas

5 Potas grandes inteiras
2 Cebolas
4 Dentes de alho
1 Folha de Louro
Azeite
20 Cogumelos frescos
½ Pimento
1 Cubo “Knorr” de marisco
1 Kg de miolo de camarão
2 Tomates médios maduros
1/2 Chávena de chá de vinho branco
Sal
½ Lata de leite de coco
Pimenta
Caril
Palitos

Para as guarnições que escolhi

2 Cebolas
2 Dentes de alho
Azeite
Passas
Bastante salsa
Legumes congelados para saltear
Bacon
Sal


Em primeiro lugar amanhei as potas, porque as comprei frescas em promoção, e devo-vos dizer que demorei cerca de uma hora a tratar delas! Tirar a pele e as entranhas demora o seu tempo para ficar tudo bem limpinho. Aproveito os tentáculos e as “barbatanas”, (não sei se é assim que se diz!), cortando-os aos pedaços pequenos, para depois pôr no recheio.

Num tacho faz-se o refogado com a cebola o alho um azeite, e quando estiver douradinho junta-se o cubo “Knorr”, e deixa-se derreter. Enquanto o refogado não estava pronto cortei os cogumelos e os pimentos aos pedacinhos.

Com o refogado já pronto e o cubo derretido, coloquei no tacho os camarões, os tentáculos e as “barbatanas” das potas, regando com o vinho branco. Tapei com o testo e passados 5 minutos acrescentei os pimentos, os cogumelos, a salsa, os coentros, ¼ da late de leite de coco e o tomate pelado e triturado. Rectifiquei do sal e adicionei uma pitada de caril e pimenta. Deixei cozer durante 20 minutos e não se assustem se “mingou” bastante, é normal!

Depois de ter o recheio pronto, introduzi dentro das potas limpas e tapei-as com um palito, coloquei-as na panela que continha o molho do recheio e deixei-as lá durante 15 a 20 minutos. Mas atenção, antes de colocar as lulas retirei algum molho da panela para um fervedor, (eu coei o molho).

No fervedor que contém o molho, adicionei o restante leite de coco já com 1 colher de sopa de farinha “Maizena”. Levei a lume brando até engrossar.

Guarnições

Para acompanhar as lulas resolvi fazer um arroz de salsa com passas e bacon. Como já vos disse os meus pratos têm de ter legumes/verduras a acompanhar, por isso saltei legume congelados (daqueles pacotes de supermercado já com as misturas feitas).

Sem comentários:

Enviar um comentário